quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Falando de música com banda Cacto Rosa


Como teve inicio a Cacto Rosa? E qual significado desse nome?
Bibiana Arriaga: Em julho de 2004 comecei a procurar pessoas para montar uma banda. Nessa busca conheci a Carole e em 04 de Setembro de 2004 a Cacto Rosa iniciou suas atividades.
Carole: Descobrimos uma afinidade muito grande assim que nos conhecemos, então foi fácil começar a tocar e compor juntas. O nome é muito simbólico pra nós: o cacto é uma planta muito resistente que consegue viver sob as mais adversas condições e a cor rosa sempre lembra o lado feminino das coisas. Sem contar que o cacto rosa existe mesmo e é bem bonito.
Qual é a definição de música pra vocês?
Bibiana Arriaga: A música é a libertação da alma. É o que me move.
Carole: Música é indispensável, não consigo ver minha vida sem ela. Muitas das minhas memórias estão diretamente ligadas à música. Sabe quando algumas pessoas sentem cheirinho de pão feito em casa e lembram da avó (rs)? Pois é, quando ouço determinadas músicas me transporto imediatamente pro ano em que ela tocava, o que acontecia na época...
Sabemos que o número de bandas femininas vem crescendo cada vez mais. Qual o diferencial da Cacto Rosa?
Bibiana Arriaga: Acredito que a grande diferença é que não buscamos ser uma banda feminina, não fazemos disso o nosso diferencial. Procuramos apenas fazer música da forma que acreditamos.
Na música, quais são os ídolos de vocês?
Bibiana Arriaga: Passei por algumas fases de ídolos. Na minha adolescência amava o Kid Abelha, Legião Urbana e Marisa Monte. Hoje em dia admiro muito o trabalho da Melissa Etheridge, Indigo Girls, Carole King, Roberto Carlos, entre outros.
Carole: Curto muito country/ folk rock americano (Melissa Etheridge e Indigo Girls também estão na minha lista de favoritos) e nesses últimos anos tenho ouvido muita música erudita (Chopin, Bach, entre outros)
Qual o estilo musical da Cacto Rosa? E quais as influências?
Bibiana Arriaga: Nosso estilo sempre girou em torno do Rock e do Folk.
No inicio da banda, minha grande influencia era o Brock anos 80. Com o passar do tempo fui descobrindo diversos artistas Folk/Country, que hoje, são minha maior influência na hora de compor.
Até onde a internet ajuda no trabalho de vocês e até onde atrapalha?
Bibiana Arriaga: Embora hoje em dia se diga que a internet abriu muitas portas na hora de se divulgar uma banda, ainda sou meio conservadora, acredito que antigamente se tinha mais abertura, mais possibilidades. Hoje existem muitas bandas e com as facilidades em se gravar um disco e jogar na rede, há um mercado um tanto quanto saturado. Antigamente você tinha mais acesso as rádios/TVs, era mais fácil a comunicação entre artista e imprensa (rádio/TV/mídia impressa). Hoje nas rádios os comunicadores aparecem tanto ou mais que as bandas, tornando o acesso restrito a quem tem maior poder de fogo. Até o inicio dos anos 2000 existiam várias rádios/TVs que abriam portas para as bandas independentes, hoje se conta nos dedos quantas te dão esta possibilidade.
Quando decidiram que era música que queriam pra vida de vocês receberam apoio da família?
Bibiana Arriaga: Aos quatro anos de idade eu soube que era isso que eu queria pro resto da minha vida. E graças a Deus eu sempre tive pessoas na minha família que me apoiaram e incentivaram, em especial minha vó Têcla e minha tia Rose que sempre acreditaram nos meus sonhos, me apoiaram e deram força para eu ir buscá-los.
Carole: Meu pai foi um grande incentivador, pois ele sempre gostou de música. Foi ele quem deu meu primeiro kit de pratos quando comecei a tocar bateria com colegas de escola aos 15 anos. Com a Cacto Rosa não foi diferente: ele e minha mãe continuaram apoiando, acompanhando a evolução da banda (desde a primeira demo até hoje) e curtindo as músicas.
Além da música vocês exercem outra profissão?
Bibiana Arriaga: Sim, sou professora de Educação Física, porém espero que não seja por toda vida (rs). Pretendo um dia viver só da Cacto Rosa.
Carole: Sou professora de biologia, mas sempre que os alunos descobrem que tenho banda não consigo terminar a aula daquele dia, eles só querem falar de rock (rs). É muito bacana lecionar, mas minha prioridade sempre será a Cacto Rosa.
Quais os planos para esse restante do ano e 2012?
Bibiana Arriaga: Até o final deste ano pretendemos gravar um ou mais singles e seguir em 2012 divulgando nosso trabalho.
Falem um pouco sobre o single Vinte oito...
Bibiana Arriaga: Vinte e Oito fala sobre a Fé. Sobre você persistir no caminho não importando o quão difícil ele seja. Sobre lutar, acreditar e ter fé numa força maior. Sobre ter medo do futuro, mas seguir em frente. E principalmente sobre acreditar em si.
Carole: É uma música muito especial pra nós, não só pela letra, mas também por marcar uma nova fase da banda, em que toda a pré produção, arranjos e todos os instrumentos foram cuidadosamente pensados e gravados por nós.
Deixem um recado para os fãs e os leitores do blog.
Muito obrigada a todos os fãs e pessoas que curtem o nosso trabalho, vocês são o combustível para continuarmos sempre acreditando que é possível.
Ao blog Músicas, Amores e Blá Blá Blá, muito obrigada por acreditarem e divulgarem a Cacto Rosa. É muito importante ter pessoas como vocês que nos abrem portas e nos ajudam a ir cada dia mais longe!

Links pra encontrar a banda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário