segunda-feira, 19 de março de 2012

Rock anos 80: Legião Urbana


Dando seqüência nos post sobre bandas dos anos 80, hoje o destaque é a banda Legião Urbana composta por Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, sendo esses a ultima formação da banda.
A Legião Urbana surgiu em Brasília entre 1982 ate 1996; ao todo lançaram 16 albuns, somando mais de milhões de discos vendidos. O fim da banda ocorreu devido a morte do vocalista Renato Russo em 11 de outubro de 1996.
A banda Legião Urbana surgiu após o fim da sua antiga banda Aborto Elétrico terminar, devido ao briga com o integrante Fê Lemos. Renato formou a Legião e Fê juntamente com seu irmão Flavio formaram a Capital Inicial.

A primeira apresentação da Legião foi no festival Rock no Parque na cidade de Patos de Minas. Essa foi a única apresentação que apareceram com a primeira formação: Renato Russo (Vocal e baixo), Marcelo Bonfá (bateria), Paulo Paulista (teclado) e Eduardo Paraná (Guitarra); após a apresentação Paulo e Eduardo deixaram a banda. O próximo guitarrista foi Ico Ouro Preto, mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que integrou a banda em março de 1983.
Em Julho de 1983 se apresentam no Circo Voador no Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da Legião Urbana, após a apresentação foram convidados pela EMI para gravar uma fita demo.
No ano seguinte entra o baixista Renato Rocha por indicação de Marcelo Bonfá, e começam a gravação do primeiro disco.

 O primeiro álbum Legião Urbana foi lançado em 2 de janeiro de 1985, o álbum é extremamente politizado, com letras que fazem críticas a diversos aspectos da sociedade brasileira.

O segundo álbum foi Dois, lançado em 1986. É o segundo álbum mais vendido da banda com 1,2 milhão de cópias, e considerado por muitos o mais romântico.

Que país é este, pode ser considerada a primeira coletânea da banda, embora todas as faixas tenham sido regravadas para este álbum em estúdio. Esta é a obra mais Punk da Legião Urbana. Foi o ultimo trabalho oficial com a participação do baixista  Renato Rocha.

As Quatro estações de 1989 é considerado por muitos o melhor e mais inspirado trabalho do grupo, inclusive pelo próprio Renato Russo; é o álbum mais vendido da Legião e com o maior numero de hits tocados incessantemente nas rádios. Este disco é considerado por muitos como o mais “religioso” da banda.

O álbum V é lançado em novembro de 1991, é o disco mais melancólico. Renato estava em um momento complicado da sua vida, com a descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes e problemas no relacionamento com seu namorado americano.

O álbum O descobrimento do Brasil de 1993 época em que Renato Russo tinha iniciado o tratamento para livrar-se da dependência química e mostrava-se otimista quanto ao seu sucesso. Descobrimento é um álbum com fortes notas de esperança, mas permeado por tristeza e saudosismo.

O ultimo concerto da banda aconteceu em 14 de janeiro de 1995 na casa de apresentações  "Reggae Night" em Santos.No mesmo ano todos os discos da banda ate 1993 foram remasterizados e lançados em uma lata intitulada  “Por enquanto 1984 – 1995”

A Tempestade ou Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996 foi o ultimo da banda. Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho: “e quando eu for embora, não, não chore por mim”, da canção Música Ambiente.

O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do líder, mentor e fundador da banda. Renato faleceu 21 dias após o lançamento de  A Tempestade, no dia 11 de outubro de 1996.

Uma outra estação é um álbum póstumo. A ideia original era que A Tempestade fosse um disco duplo, mas acabou saindo simples; as sobras de estúdio foram compiladas nesse álbum de 1997.




Faroeste Caboclo – O Filme
A música composta por Renato Russo em 1979 fez sucesso ao ser incluída no álbum Que país é este de 1987; um dos grandes sucessos da banda Legião Urbana também ganhou vida no cinema que trás nos papeis principais Fabrício Boliveira e Isis Valverde.
Com estréia prevista para maio deste ano, é com certeza um dos filmes mais aguardado.


Resumi ao máximo que pude a história da banda, já que é uma história grande e cheia de detalhes. Não entrei muito na vida do grande Renato que merece um post especial, mas espero ter passado um pouco da carreira e da importância da Legião Urbana para a música nacional. Uma das bandas que mais gosto e admiro, pelo talento e pelas letras que são atuais ate hoje.


Discografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário